O PODER DA (NÃO) MAQUILHAGEM

eu, sem maquilhagem e sem medos, de férias no Verão passado

 

Na página About Cati Beauty deste meu site falo um pouco sobre o que a maquilhagem é para mim. O poder de, não mudar ou caracterizar alguém, não esconder as nossas imperfeições, mas salientar o que temos de melhor – e a confiança que isso nos traz para sermos tudo aquilo que queremos e podemos ser. Acho maravilhoso que mulheres e homens tenham este tipo de ferramentas para se melhorarem e para amplificar o potencial que têm e atingirem os seus objectivos na vida.

O poder da maquilhagem é impressionante, mas mais brilhante ainda é o poder de não usar absolutamente nada e sentirmo-nos fantásticas na mesma. Apesar de ser bem difícil chegar a este ponto, a sensação de liberdade que sentimos pode ser única – eu própria já experienciei isto algumas vezes.

 

Assim fez a Alicia Keys. Num ensaio para a publicação Lenny, Alicia diz que, depois de uma vida inteira de ser repetidamente estereotipada e se sentir pressionada, “Estava finalmente a descobrir o quanto eu me censurava e isso assustou-me. Afinal, quem era eu?”. Depois disso, decidiu dizer definitivamente adeus à maquilhagem e e o que sentiu foi um estado de plenitude e harmonia que não sentia há muito tempo. 


Alicia Keys fotografada por Paola Kudacki

 

Simplificar e praticar o desapego pelas coisas superficiais ou aquilo que não nos faz verdadeiramente falta é algo difícil, mas maravilhoso quando o conseguimos alcançar. Não quer isto dizer que, como disse no início, sejamos radicais e tenhamos que deixar de usar algo que nos faça parecer (ainda) mais bonitas. A maquilhagem não tem que ser desfavorecedora à condição feminina. O que acontece é esta mania parva que os seres humanos têm de exagerado tudo – neste caso como uma mulher se deve vestir, maquilhar, ser e até comportar.

 

Não há melhor razão para nos cuidarmos do que fazê-lo por e para nós próprias, e não porque a sociedade assim o dita. Esta é a principal razão pela qual a maioria das mulheres ainda usa determinada maquilhagem ou peça roupa – a pressão criada ao nosso redor e o objectivo de mulher perfeita totalmente impossível de ser atingido. Há que mudar, insistir, teimar! Há momentos para tudo e todos somos diferentes e complexos – devemos procurar aquilo que nos completa e nos torna melhores, seja isso um batom, um eyeliner, ou a ausência dos dois. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close